NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Com a disponibilização de informação sobre os apoios existentes para as vítimas.
O Grupo Parlamentar do PS propõe ao Governo que lance campanhas nacionais para combater a violência no namoro, com a disponibilização de informação sobre os apoios existentes para as vítimas.
Isabel Moreira assina a iniciativaJoão Cortesão/Cofina Media
No projeto de resolução (uma recomendação, sem força de lei) a que a agência Lusa teve acesso, os deputados socialistas querem que o Governo "promova campanhas nacionais regulares sobre o impacto da violência no namoro para uma vida com autonomia, sem medo, e de empoderamento das/os jovens para relações saudáveis libertas de violência, onde se tratem as temáticas da violência no namoro, 'stalking', 'sextorsion', entre outras, através de metodologias dinâmicas que promovam a implicação dos/as jovens em processos de mudança saudável".
O PS recomenda também que seja assegurado o acompanhamento de casos de violência no namoro e que seja disponibilizada informação "aos e às jovens sobre os apoios existentes para quem necessita de acompanhamento" e criados "espaços seguros onde os e as jovens possam falar sobre sentimentos e dúvidas".
As deputadas Elza Pais, Patrícia Faro e Isabel Moreira, que assinam a iniciativa, pedem igualmente a divulgação "do número de casos acompanhados pelos serviços e/ou encaminhados para outras entidades, indicando de que entidades se tratam".
Defendem ainda que sejam incluídos nas abordagens da violência no namoro "temas como respeito, consentimento e igualdade de género" e seja avaliado o impacto "das campanhas ou outras iniciativas implementadas para prevenção e combate à violência no namoro".
No projeto de resolução, o Grupo Parlamentar do PS refere que "são vários os diagnósticos e estudos que têm vindo a revelar uma realidade muito preocupante de situações de violência no namoro, especialmente entre os mais jovens".
"Pese embora todas as intervenções realizadas, campanhas lançadas e alterações legislativas efetuadas, o fenómeno da violência no namoro persiste em percentagens elevadas, que continuam a suscitar elevadas preocupações", alertam os socialistas.
O PS defende ainda que "a violência no namoro se combate através de estratégias de prevenção de educação para os direitos e para a cidadania, que deverão, entre outras, integrar os conteúdos programáticos da disciplina de Educação para a Cidadania, a qual deverá ter especificamente uma unidade sobre violência no namoro".
PS quer que Governo promova campanhas para combater violência no namoro
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.