Sábado – Pense por si

Pré-publicação: o novo livro do Papa Francisco

Marco Alves
Marco Alves 09 de janeiro de 2021 às 17:10

Em "Sonhemos juntos", o chefe da Santa Sé olha para o que aconteceu em 2020, conta três "situações Covid" que teve na vida e realça o que devemos aprender com a pandemia

O Papa dedica algum tempo às mulheres. Primeiro, destaca o papel que tiveram durante a pandemia, que garante ter sido diferente do dos homens, porque "70 por cento dos que trabalham na saúde são mulheres" e foram as que sofreram maio impacto económico porque são dominantes "no setor informal ou não remunerado". Mais: "Os países com mulheres como presidentes ou primeiras-mi­nistras, no conjunto, reagiram melhor e mais rapidamente do que outros à pandemia, tomando decisões com rapidez e comunican­do-as com empatia." Depois, realça a entrada nas mulheres no Vaticano durante o seu papado, nomeadamente as nomeações para alguns sub-secretarias, para a direção do Museu do Vaticano ou para consultoras em organismos da Santa Sé.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.