Sábado – Pense por si

Portugueses católicos por tradição familiar

12 de maio de 2015 às 17:53

Nove em cada 10 portugueses têm preferências religiosas. Destes, 97,1% são católicos e 87,5% admitem que a sua escolha foi determinada pelas raízes familiares

A tradição familiar parece ser o factor que mais condiciona os portugueses na escolha das suas convicções religiosas. Segundo o estudo Hábitos religiosos da população portuguesa, levado a cabo pelo IPAM - The Marketing School, nove em cada 10 portugueses (87,7 por cento dos inquiridos) afirma ter uma preferência religiosa. Destes, 97,1 por cento dos fiéis professam a religião Católica, seguindo-se a Evangélica (um por cento) e as Testemunhas de Jeová (0,4 por cento). Dos 12,3 por cento dos inquiridos que declaram não ter qualquer religião, metade (50,7 por cento) confessa ser ateu e a maioria (46,6 por cento) atribui a convicções pessoais a ausência de preferência religiosa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.