NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Nos últimos cinco meses foram noticiados casos de sequestros que envolveram pessoas do mundo das criptomoedas em França, Espanha e Bélgica.
A polícia francesa está a investigar uma série de sequestros de investidores ligados a criptomoedas depois de um homem de 60 anos ter ficado sem um dedo porque os agressores exigiam que o seu filho criptomilionário pagasse um resgate.
No mais recente caso de uma onda de sequestros de figuras ligadas ao mundo das criptomoedas em França, o homem, que era dono de uma empresa de marketing de criptomoedas com o filho, foi libertado de uma casa no sul de Paris na noite de sábado depois de ter estado sequestrado durante dois dias.
O senhor ficou sem um dedo e as autoridades temiam que pudessem ocorrer mais mutilações caso não conseguissem resgatá-lo. O francês foi sequestrado em plena luz do dia, pelas 10h30 de quinta-feira, enquanto caminhava por Paris quatro homens com máscaras forçaram-no a entrar numa carrinha de entregas e as autoridades conseguiram libertá-lo às 21h00 de sábado.
Os cinco suspeitos estavam na faixa dos vinte anos e foram detidos na casa onde sequestraram o empresário, a 20km a sul de Paris.
O procurador geral disse em comunicado: "A vítima parece ser o pai de um homem que fez fortuna através de criptomoedas e o crime envolve um pedido de resgate". A esposa da vítima disse aos investigadores que o seu marido e o seu filho já tinham recebido ameaças anteriormente. Segundo o jornal Le Parisien os agressores exigiram um resgate de 5 a 7 milhões de euros, que não chegou a ser pago.
Este é o mais recente sequestro a figuras do setor das criptomoedas em França. David Balland, cofundador da empresa de criptomoedas Ledger, avaliada em um mil milhão de euros, foi sequestrado no final de janeiro e também acabou por ficar sem um dedo antes de o seu sócio receber um vídeo com o dedo indicador e um pedido de resgate em 10 milhões de criptomoedas. Balland acabou por ser libertado por uma longa operação policial e neste momento nove pessoas estão a ser investigadas devido ao seu envolvimento no caso.
Já em dezembro de 2024 um pai de um influenciador digital francês foi alvo de um sequestro no leste de França. Os agressores chegaram à sua casa e forçaram-no a entrar num carro, passadas 24 horas acabou por ser encontrado num porta-bagagens de um carro na Normandia com sinais de violência e de ter sido atingido por gasolina.
Foram ainda documentados outros casos de sequestros que envolveram pessoas do mundo das criptomoedas em Espanha e na Bélgica nos últimos cinco meses.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.