Sábado – Pense por si

Onde comer lampreia na época dela

Catarina Moura
Catarina Moura 15 de fevereiro de 2020 às 12:00

O início do ano traz sempre novas oportunidades... de comer lampreia. A época do bicho feio só termina em Abril e, até lá, há que reservar para comer um destes peixes que têm tantos apreciadores quanto mau aspeto

Aos que se encolhem de medo ao imaginar a boca aberta de uma lampreia - uma ventosa cravada de agulhas -, João responde sem dizer palavra. Pega numa lampreia pela gola e, quando esta abre aquele vórtice tenebroso a que se chama boca, põe-lhe aí o indicador. Não pica? "Isto não faz mal nenhum." Perante a resposta, Nuno deita dúvidas pelos olhos, enquanto o pai sorri, à entrada do seu restaurante, a Imperial de Campo de Ourique, uma das embaixadas da cozinha minhota em Lisboa e que até ao início de abril cumpre a época da lampreia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.