Sábado – Pense por si

Oito cardeais e 135 bispos nas celebrações de Fátima

12 de maio de 2017 às 09:25
As mais lidas

Francisco é o quarto papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI

Oito cardeais, entre os quais o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e o cardeal de Boston, Sean O'Malley, e 135 bispos vão participar nas celebrações no Santuário de Fátima, onde hoje chega o papa Francisco.

Segundo a página oficial na Internet da visita do papa a Fátima, o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, o cardeal penitenciário-mor emérito, Manuel Monteiro de Castro, e o cardeal e prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, José Saraiva Martins, "os dois últimos vindos da Santa Sé, no séquito papal", são outros dos presentes.

Nas celebrações vão estar, também, os cardeais de Valladolid, Ricardo Blazquez Pérez, de Madrid, Carlos Osoro, e de Kinshasa, Laurent Monsengwo.

Na peregrinação internacional aniversária de hoje e sábado, além do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vão estar mais dois chefes de Estado, o do Paraguai, Horacio Cartes, e de São Tomé e Príncipe, Evaristo do Espírito Santo Carvalho.

O antigo Presidente da República Portuguesa Ramalho Eanes também estará no santuário, bem como dois vice-presidentes da Assembleia da República, Teresa Caeiro e José Matos Correia, adianta a página oficial www.papa2017.fatima.pt.

Além do primeiro ministro, António Costa, as celebrações contam ainda com a presença de 11 membros do Governo e 70 membros do corpo diplomático acreditados em Portugal e noutros países.

O papa Francisco chega hoje à tarde a Portugal para uma visita apostólica ao Santuário de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições, e durante a qual canonizará os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

O avião que transporta Francisco de Roma deve aterrar na Base Aérea de Monte Real às 16:20, onde terá a aguardá-lo o Presidente da República, o primeiro-ministro, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, além do Núncio Apostólico, Rino Passigato, do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Clemente, e do bispo da Diocese de Leiria, António Marto.

Francisco é o quarto papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.