Sábado – Pense por si

Leiria, Lisboa e Setúbal sob aviso amarelo de calor

11 de maio de 2019 às 09:35
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

Prevê-se a partir de hoje um aumento da temperatura máxima, a atingir valores perto dos 30°C, nas regiões do Vale do Tejo e Alentejo.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) emitiu hoje aviso amarelo de tempo quente para os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal e de agitação marítima para o distrito de Faro este fim de semana.

O IPMA avisa para a "persistência de valores elevados" nos três distritos com avisos de tempo quente, válidos a partir das 10:00 de domingo até às 10:00 de segunda-feira.

Quanto a Faro, vão registar-se "ondas de sueste com dois metros", mantendo-se o aviso entre as 12:00 de domingo e as 12:00 de segunda-feira.

As previsões meteorológicas apontam para uma subida da temperatura, entre sábado e segunda-feira, com valores que poderão atingir os 37 graus centígrados, em algumas zonas do país, afirmou na sexta-feira o IPMA.

Prevê-se a partir de hoje um aumento da temperatura máxima, a atingir valores perto dos 30°C, nas regiões do Vale do Tejo e Alentejo.

Já no domingo, a previsão é de que as temperaturas máximas estarão próximas ou acima dos 30°C, em praticamente todo o território, sendo que na região do Vale do Tejo e Alentejo a temperatura máxima irá pontualmente atingir valores entre os 35°C e 37°C.

O IPMA prevê também uma "pequena subida das temperaturas mínimas, que deverão atingir entre os 10°C e os 15°C nas regiões Norte e Centro e os 15°C e os 20°C na região Sul".

Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.