Sábado – Pense por si

Investigação SÁBADO. Armazéns de fruta não dão descanso aos moradores

Cláudia Rosenbusch
Cláudia Rosenbusch 06 de outubro de 2023 às 08:00

Barulho de madrugada e poeira por todo o lado – camiões de uma empresa transformaram a casa de Andreas num inferno. O alemão trava uma batalha há anos contra uma das maiores distribuidoras da Península Ibérica.

O espaço é amplo e envidraçado. Do sótão de sua casa, Andreas Huber consegue ver o campo envolvente. Há 30 anos trocou a cidade de Dusseldorf, na Alemanha, por Portugal e há 25 fixou-se aqui, em Vale Canada, concelho do Cadaval. “Gostei principalmente da simplicidade das pessoas, da honestidade e da simpatia”, recorda. “Isto que antigamente era um autêntico paraíso, tornou-se um inferno”, lamenta. Há seis anos que este alemão trava uma batalha de “David contra Golias”. Enfrenta a aparente inércia de duas autarquias, Cadaval e Bombarral, e a empresa Ferreira da Silva Importação Exportação SA, uma das maiores firmas de distribuição de fruta na Península Ibérica.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).

Ajuizando

Justiça fiscal em debate

A introdução da obrigatoriedade de uma reclamação administrativa prévia (gratuita) como condição de acesso ao tribunal surge como uma solução a ponderar, com provas dadas em países como a França e a Alemanha.