Sábado – Pense por si

Investigação SÁBADO. A farsa do homem que dizia ser da ONU

Cláudia Rosenbusch
Cláudia Rosenbusch 27 de outubro de 2023 às 08:00

Empresário dá formação a polícias, militares, médicos, bombeiros e membros da Proteção Civil. Garante ter acreditações da NATO, da ONU e até do Governo britânico. Mas os seus formandos falam de burla.

A apresentação do professor é bastante informal: “O meu nome é Rui Alberto Silva e é como Rui que eu quero que vocês me tratem, está bem? Sem formador, sem professor, sem essas coisas.” O discurso prossegue com o professor da formação online da ISO-SEC a explicar que viveu “grande parte da vida” num país onde era “you” [tu, em inglês] para a frente e “you” para trás”, portanto, justifica-se, “a estrutura mental adaptou-se a isso”. A descrição de Rui faz parte de um vídeo da apresentação do curso, a que a SÁBADO teve acesso, que tem como formandos militares, polícias, médicos e membros da Proteção Civil. Apesar do professor garantir ter acreditações da ONU, NATO e até do Governo britânico, o seu currículo será uma gigantesca farsa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.