Sábado – Pense por si

Há furos de água em Portugal como o que engoliu Julen

Susana Lúcio
Susana Lúcio 26 de janeiro de 2019 às 12:00

No nosso país também existem milhares de poços de captação de água ilegais que são desconhecidos das autoridades. E novos furos são feitos todos os dias.

Ninguém sabe ao certo quantos são. Nem sabem onde estão. Certo é o risco iminente de acontecer em Portugal o que aconteceu em Totalán, Málaga (Espanha). Existem milhares de furos de captação de água pelo País inteiro que não estão registados. O problema tem décadas e está longe de ser resolvido. "Não há um inventário completo dos pontos de água em Portugal, como não há em Espanha, na Alemanha, em Inglaterra e noutros países europeus" garante à SÁBADO o professor da Universidade do Algarve e hidrogeólogo, José Paulo Monteiro, autor de grande parte dos planos de regiões hidrográficas (Tejo, Guadiana e Algarve).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.