Sábado – Pense por si

Grupos fechados do Facebook: onde está o melhor e o pior das pessoas

Marco Alves
Marco Alves 26 de outubro de 2019 às 19:00

Insultos, ofensas, perfis falsos, expulsões e zangas. Mas também trocas de ideias e ajudas desinteressadas em situações limite. Administradores dos grupos explicam como gerem este mundo de contrastes.

"Está quadrada de tão gorda, o seu rosto está a explodir de tanta banha que tem nele. Só vai dar despesa e vai engordar de novo. (…) É o cúmulo uma pessoa com 23 anos estar diabética de tanto comer." Este comentário foi enviado por um membro do grupo de Facebook Cirurgia Bariátrica para outro membro, que tinha colocado um post a pedir informações sobre esse procedimento médico para tratamento da obesidade. Era uma mulher a pedir ajuda e quem lhe respondeu foi um homem cuja foto de perfil continha o símbolo do Pela Vida das Mulheres, movimento brasileiro para a despenalização do aborto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.