Sábado – Pense por si

Gilmário Vemba: O tipo que nunca foi o mais engraçado

Lucília Galha
Lucília Galha 24 de abril de 2022 às 10:00

O humor vem da família, nunca foi uma coisa dele, mas o humorista sempre ganhou a vida a fazer isto. Em Angola já é “uma espécie de Cristiano Ronaldo” e agora quer repetir o feito cá. Já está em dois programas na televisão e um na rádio.

Era a primeira vez que atuava para um público português. “Só havia tuga, o único preto na sala era eu”, recorda. A sala era o Cinema São Jorge, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, e a ocasião, umas stand-up sessions organizadas pelo humorista Hugo Sousa. Gilmário Vemba aproveitou o facto de não ser conhecido para apresentar o seu espetáculo. “Fiz piada com o poder dizer o que quisesse, porque no dia seguinte ninguém se lembraria de mim e, mesmo que se lembrassem, não saberiam o meu nome. A única coisa que poderiam dizer era: ‘Aquele gajo que estava lá, era o preto.’ E isso não lhes ia ficar muito bem”, conta, divertido.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro