Sábado – Pense por si

Famílias de acolhimento. Prepare os miúdos para acolher mais um

Ana Taborda
Ana Taborda 28 de agosto de 2021 às 18:03

Em sete dias, mais de 800 portugueses ofereceram-se para receber refugiados afegãos. Quer fazê-lo e já tem crianças em casa? Até com bebés de colo deve falar.

A primeira vez que viu Sofia Macedo de biquíni, Tanjil perguntou-lhe se a sua religião lhe permitia estar assim na praia. “Assim como?” respondeu Sofia. “Assim, sem roupa”; “Mas eu não estou sem roupa, estou como tu”; “Pois, mas tu és mulher”. Seguiu-se uma conversa cultural que acabou com Tanjil a dizer: “Tens razão, não tem nada de mal. Quando a minha irmã for crescida também vou deixá-la ir para a praia de biquíni.” O episódio aconteceu mais ou menos na mesma altura em que Tanjil soltou um “morte aos católicos” numa festa de aniversário de família - que toda a gente relevou a um miúdo de 9 anos. “Ele vivia numa bolha, com pouco contacto com outras culturas”, explica Mário Rui Bastos, marido de Sofia. Nesse mesmo aniversário, quando lhe explicaram que, naquela família, se respeitavam todas as religiões, Tanjil fez um pedido de desculpas. “Ele percebeu e nunca mais repetiu estas atitudes.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.