Sábado – Pense por si

Estudantes universitários deixam as leis de lado para pôr mãos à terra

Ana Catarina André 03 de março de 2018 às 08:00

Trocaram as férias por uma semana em Vieira de Leiria. Plantaram árvores e até foram trolhas. A Missão País, iniciativa católica universitária, foi criada há 15 anos.

A paisagem é negra. As árvores que ainda restam dos incêndios de 15 de Outubro - que devastaram 86% do pinhal de Leiria - ficaram despidas pelas chamas. No meio da aridez avistam-se 58 T-shirts azul-turquesa. São jovens da Faculdade de Direito, da Universidade de Lisboa, que aproveitaram a pausa entre semestres para plantar pinheiros e sobreiros, sob orientação do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas). Teresa Calheiros, de 24 anos, e Manuel Mendes, de 19, são os chefes do grupo que faz parte da Missão País, um projecto de universitários católicos, existente em Portugal há 15 anos. "Tendo em conta o que aconteceu, disponibilizámo-nos a ajudar. Esta é apenas uma parte do que estamos a fazer esta semana, em Vieira de Leiria [uma das vilas que ficou cercada pelo fogo o ano passado]. Também visitamos idosos, ajudamos na escola e estamos presentes na comunidade", diz Manuel.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.