Sábado – Pense por si

Eles têm o vício dos cruzeiros

Markus Almeida
Markus Almeida 17 de julho de 2022 às 10:00

Fernando já fez 95 e em setembro fará mais um. Vanessa coleciona 14 e João Paulo Pedro acumula 38. Conheça os fanáticos por este turismo, com viagens que podem chegar aos 3 mil euros.

Fernando J. Santos pode não se recordar da idade com que fez o primeiro cruzeiro – diz-nos que foi aos “20 e tal anos” –, mas nunca esqueceu o aroma que a brisa do mar trazia pelo amanhecer. “É complicado…”, diz. “Torna-se viciante. Ganhei o hábito de tirar o edredom da cama, levá-lo para a varanda, deitar-me numa espreguiçadeira e passar lá a noite. Fazer isto no mar do Norte é maravilhoso.” Fernando não exagera quando diz que se tornou viciante: hoje, aos 58 anos, conta 95 cruzeiros feitos – e o 96º está já ao virar da esquina. Vai acontecer em setembro, na viagem inaugural do Norwegian Prima, com partida da Islândia e direito a concerto de artistas como Katy Perry.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.