Sábado – Pense por si

Da periferia pós-colonial ao Arquivo Fotográfico

Markus Almeida
Markus Almeida 20 de fevereiro de 2020 às 11:00

Contos de Lisboa, da artista Mónica de Miranda, pode ser visitada até 16 de maio no Arquivo Fotográfico de Lisboa. A exposição integra conjunto de fotos, vídeos e sons que expõe memórias das fronteiras da capital

Há 10 anos que a artista visual e investigadora Mónica de Miranda vem documentando com imagens, vídeo e sons os bairros - entretanto demolidos, como a Azinhaga dos Besouros ou 6 de Maio - da estrada militar que ligava Caxias e Sacavém. "A estrada mantinha na periferia da cidade os habitantes, maioritariamente imigrantes de origem africana, dos bairros informais que nos anos 70 começaram a marcar a paisagem da histórica circular, prosseguindo, ironicamente, o propósito que no início do século XIX orientou a sua construção - proteger a cidade contra invasões estrangeiras", explica Miranda.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.