Sábado – Pense por si

Como Roberto Leal conquistou o Brasil

Lucília Galha, Raquel Lito e Susana Lúcio 21 de setembro de 2019 às 13:18

Com 17 milhões de discos vendidos, Roberto Leal viveu no bairro mais luxuoso de São Paulo, com sete empregados e dois guardas armados. Teve casa de férias nas praias do Guarujá e uma fazenda com cavalos. A vida que nunca sonhou ser possível quando deixou Portugal.

Roberto Lealvendia chouriço, bacalhau e carnes frias nas feiras de São Paulo, no Brasil, com a família quando gravou as primeiras canções. Tinha 16 anos e era um rebelde. Contra a vontade dos irmãos, deixou a academia de música portuguesa, onde teve aulas de canto e recebeu o seu nome artístico, deixou crescer o cabelo louro e passou a usar calças apertadas à boca de sino e começou a cantar melodias brasileiras. "Você é um traidor. Deixou de frequentar a academia portuguesa para andar com essas roupas e com cabeludos", atirou-lhe a irmã Lurdes, conta o próprio na autobiografiaAs Minhas Montanhas, lançado em 2011.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.