Sábado – Pense por si

Como os animais enganam e mentem

Raquel Lito
Raquel Lito 03 de julho de 2024 às 23:00

No zoo dos aldrabões há patos que se fazem feridos, lagartas falsamente mortas e borboletas disfarçadas de folhas. Os machos primatas e os peixes iludem as fêmeas.

Ao anoitecer, um bando de patos nada num charco, algures na China Oriental. A fêmea do pato-real é seguida por seis crias e desperta a atenção de um assistente de campo do zoologista Lixing Sun (autor de mais de 60 artigos académicos). O auxiliar, de 18 anos, está no barco e rema na direção das aves. Tenta encurralar os animais numa margem. As crias dispersam, enquanto o homem diz preocupado: “A pata não consegue voar, está ferida.” A ave coxeia, mas assim que ele desvia o olhar, a pata faz um voo rasante até desaparecer no horizonte. É lei da sobrevivência pelo engodo: finge-se ferida para ganhar tempo e fugir.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro