Sábado – Pense por si

Como celebrar o São Martinho

Rita Bertrand 10 de novembro de 2020 às 10:00

Dicas para bem acompanhar as castanhas em casa e programas para quem quer comer fora ou aproveitar para passear

Mesmo ficando em casa, não deixe de celebrar o São Martinho, que se assinala anualmente a 11 de novembro, para lembrar o santo homem que deu o seu próprio agasalho a um pobre. É verdade que há um ditado a mandar que se prove o "vinho novo" e tradição de beber água-pé, mas a verdade é que as castanhas, que são adocicadas, combinam melhor com vinhos licorosos, do Porto ao Moscatel e Carcavelos, mais considerados e divulgados, mas também com os tradicionais abafados, que se fazem com adição de aguardente às uvas praticamente sem fermentar, e com as clássicas jeropigas – em que a aguardente, ao chegar ao mosto, interrompe a fermentação. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?