Sábado – Pense por si

Clemantine fugiu do genocídio do Ruanda aos 6 anos

Vanda Marques
Vanda Marques 28 de outubro de 2018 às 08:00

Atravessou sete países sozinha com a irmã. Viveu em campos de refugiados e só voltou a encontrar os pais no programa de Oprah, nos EUA. A sua história está contada em livro.

"Andámos durante horas, até nos doer tudo, e não íamos para sítio nenhum, era apenas para ficarmos longe dali. Esfregámos lama castanha-avermelhada e folhas de eucaliptos nos corpos para conseguirmos desaparecer. [...] Ouvíamos risos e gritos e súplicas e choros e depois, de novo, risos cruéis." O relato feito por Clemantine no livroA Menina Que Sorria Contas, da editora Objectiva, é a prova de que esta história tem um final feliz, com direito a reencontro no maiortalk showdo mundo:Oprah

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.