
Ministro da Educação defende residências para estudantes deslocados
Fernando Alexandre defende que as residências universitárias "devem ser olhadas como espaços de integração dos estudantes".
Fernando Alexandre defende que as residências universitárias "devem ser olhadas como espaços de integração dos estudantes".
Fernando Alexandre afirma que "face ao que aconteceu, perante irregularidades têm de existir consequências dentro da instituição" e que, se o reitor apresentar a sua demissão, aceitará.
Na Área Metropolitana de Lisboa o alojamento tem maior peso no orçamento de um estudante e os custos médios para arrendar um quarto ultrapassam os 370 euros.
O secretário-geral do PS reafirmou que é favorável a uma reforma do Estado, mas esta tem de ser feita "em diálogo", criticando uma reforma que afeta diretamente "aquele que é o esteio da investigação e do conhecimento no país", sem essa auscultação prévia.
São duas bolsas para inéditos de ficção e ensaio. "Em vez de premiar obras já escritas, decidimos criar condições para que novas obras possam ser escritas", afirmou a diretora editorial Clara Capitão.
No valor de 15 mil euros cada, as bolsas destinam-se à escrita de "poesia, ficção narrativa, ensaio, dramaturgia e escrita teatral".
Este é um governo que se orgulha do seu isolamento. Queixa-se de forças de bloqueio mas não faz um esforço credível para criar consensos.
Os programas de acesso a ensino superior para os alunos mais carenciados continuam a ser insuficientes, conclui novo estudo que defende aumento do valor das bolsas.
Investigação estima que os estudantes gastem cerca de mil euros mensais para estudar. 51% afirmam que o senhorio não emite recibos de renda.
A estratégia para o setor do ensino superior, ciência e inovação passa por três objetivos: rever legislação fundamental, garantir o sucesso e o bem-estar dos estudantes, e potenciar a excelência científica.
O trabalho científico em Portugal é assegurado maioritariamente por investigadores com bolsa ou com contrato de trabalho a termo.
Os partidos deviam fazer já um "pacto de regime", preparando uma segunda geração do Plano Nacional para o Alojamento para o Ensino Superior. Aprendendo as lições do passado, precisamos de garantir já o financiamento para que as instituições de ensino superior e não só possam começar já a escolher locais, preparar projetos e lançar concursos.
No início da semana, os resultados da segunda reserva de recrutamento deixaram 1.091 horários por preencher.
Seguimos o ritmo intenso de Fernando Alexandre para lidar com a crise da falta de professores e não só - de reuniões sobre diplomas futuros do megaministério a um almoço à mesa de trabalho, passando por um evento de diplomacia com a máquina da Educação. O ministro conta que foi buscar 300 professores destacados noutras funções, sinaliza mudanças na carreira docente - e nos telemóveis nas escolas.
As negociações para a revisão do Estatuto da Carreira Docente vão arrancar a partir de 21 de outubro e o ministro espera que o processo esteja concluído no prazo de um ano.
O anterior governo lançou o Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior, cujo objetivo era duplicar a oferta existente até 2030, mas que ainda não conseguiu dar resposta à elevada procura.