Sábado – Pense por si

Acertar a hora 1.440 vezes diárias? O centro que controla o tempo em Portugal

Ana Taborda
Ana Taborda 13 de janeiro de 2019 às 12:00

Há um centro que controla o tempo e uma sala onde só três pessoas podem entrar. Um segundo de diferença pode gerar perdas de milhões ou guerras pelo bebé do ano

Só três pessoas podem entrar no chamado Centro Horário de Alta Segurança, o local onde cinco relógios garantem que a hora portuguesa se mantém conforme é suposto, legal, portanto. É a partir desta informação que milhares de instituições e empresas acertam os relógios dos seus computadores. Algumas delas, como acontece com a banca, milhares de vezes por dia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.