Sábado – Pense por si

A vacina chegou. E agora?

Vanda Marques
Vanda Marques 11 de janeiro de 2021 às 20:22

Na semana em que arranca a vacinação aos idosos em lares, esclarecemos todas as dúvidas sobre a maior campanha de vacinação de sempre.

Já foram vacinadas mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. Portugal juntou-se à corrida e vai acelerando o passo à medida que chegam as vacinas. Até ao final do mês vamos receber pouco mais de 400 mil doses, o objetivo é proteger os grupos de risco e baixar o número de internamentos e de mortos. Mas Francisco Ramos, coordenador da task force para gerir o plano de vacinação contra a Covid-19, defende que não é altura para esquecer os comportamentos de prevenção. "Não é por começar a vacinação que o problema fica resolvido. Apesar de a vacina ser um instrumento muitíssimo importante e útil para ganhar esta guerra. Mas para o retorno ao velho normal, pelo qual estamos todos ansiosos, o que terá de acontecer é a imunidade de grupo. Segundo os peritos, isso só acontecerá quando dois terços da população – 60 a 70 % – estiver imunizada contra este vírus. Isso nunca acontecerá antes do verão."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres