Sábado – Pense por si

Joana resgata enxames de abelhas

Susana Lúcio
Susana Lúcio 05 de agosto de 2025 às 23:00

Foi engenheira informática em Silicon Valley, nos EUA. Agora, Joana Botto salva abelhas-do-mel que fazem ninho nas cidades e ensina a importância que os insetos têm na Natureza.

Pânico. Era o tom da voz no outro lado da chamada: havia abelhas a saírem pelos focos de luz do teto da sala, dizia um morador de um prédio nas Olaias, em Lisboa. “Muito do meu trabalho é acautelar as pessoas que nos ligam a pedir ajuda”, conta à SÁBADO Joana Botto. A apicultora recomendou que os focos fossem tapados com fita cola, mas até a própria se surpreendeu com o que encontrou no apartamento. “Quando abrimos a caixa de estores estava lá um enxame”, conta. “Mas havia mais numa segunda caixa de estores.” Eram mais de 70 mil abelhas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.