Sábado – Pense por si

Joana resgata enxames de abelhas

Susana Lúcio
Susana Lúcio 05 de agosto de 2025 às 23:00

Foi engenheira informática em Silicon Valley, nos EUA. Agora, Joana Botto salva abelhas-do-mel que fazem ninho nas cidades e ensina a importância que os insetos têm na Natureza.

Pânico. Era o tom da voz no outro lado da chamada: havia abelhas a saírem pelos focos de luz do teto da sala, dizia um morador de um prédio nas Olaias, em Lisboa. “Muito do meu trabalho é acautelar as pessoas que nos ligam a pedir ajuda”, conta à SÁBADO Joana Botto. A apicultora recomendou que os focos fossem tapados com fita cola, mas até a própria se surpreendeu com o que encontrou no apartamento. “Quando abrimos a caixa de estores estava lá um enxame”, conta. “Mas havia mais numa segunda caixa de estores.” Eram mais de 70 mil abelhas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro