Sábado – Pense por si

Como estudam os alunos sem professores

Susana Lúcio
Susana Lúcio 04 de junho de 2025 às 23:00

Há turmas que não tiveram docentes da disciplina de que os estudantes vão ter exame nacional no final do 2º ciclo e no 12º ano. São os pais que estudam com os filhos e outros têm de recorrer a centros de explicação para os alunos não serem prejudicados por não terem quem lhes dê aulas.

Há dois meses que Tiago, de 15 anos, não tem aulas de Português. "O professor faltou muito no primeiro semestre", conta a mãe, Nicole Souto, àSÁBADO."No início do segundo semestre, ele meteu baixa médica e os miúdos estão sem professor desde então", acrescenta. Acresce que Tiago frequenta o 9º ano e vai ter de realizar o exame nacional de Português para concluir o segundo ciclo. "Sou eu, em casa, que estou a ajudá-lo na disciplina", diz a mãe.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.