Sábado – Pense por si

Há cada vez mais pessoas a viverem sozinhas

Ana Catarina André 16 de setembro de 2017 às 08:00

O número de portugueses que não divide casa já representa mais de 20% dos agregados. E o mercado adapta-se: há viagens só para eles e cada vez mais unidoses nos supermercados

Artur Ribeiro tanto começa a escrever às 2h, como às 4h, ou às 10h. É guionista e passa horas embrenhado em histórias, personagens e enredos de séries e telenovelas de que é autor. "Viver sozinho é uma questão prática", explica o argumentista de 47 anos, autor de novelas como Belmonte e Santa Bárbara, exibidas recentemente na TVI. "Se tivesse de partilhar casa com outra pessoa provavelmente não teria a mesma liberdade para trabalhar à hora que me apetece", assume. Além de poder sentar-se ao computador sempre que tem uma nova ideia, levanta-se de madrugada para que ninguém o interrompa. "Quando estou a trabalhar para televisão, por exemplo, há muitos contactos com actores e produtores ao longo do dia e é mais difícil estar concentrado", diz à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.