Sábado – Pense por si

"A ignorância histórica contribui para a estupidificação"

Vanda Marques
Vanda Marques 22 de janeiro de 2020 às 21:41

Sabe que dia histórico é hoje? O historiador Paulo Jorge de Sousa Pinto explica porque escreveu um livro com 365 episódios da história mundial à nacional.

O desafio era explicar numa página apenas a importância daquele dia histórico. São 365 datas que o historiador Paulo Jorge de Sousa Pinto, e investigador no Centro de Humanidades - CHAM, FCSH, Universidade Nova, compilou no livro Os Dias da História, da editora Manuscrito. Começa por explicar que apenas evocar datas por parecer inútil e que tentou "tornar interessantes estes pedaços de História para o público leigo, de forma breve mas rigorosa e sem resvalar para o juízo de valor."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?