Secções
Entrar

Tatuadora filipina torna-se na mulher mais velha do mundo a ser capa da Vogue

Márcia Sobral 03 de abril de 2023 às 18:51

Aos 106 anos, Apo Whang-Od representa "os ideais do conceito de belo para a comunidade e cultura filipina".

Apo Whang-Od tornou-se na pessoa mais velha do mundo a ser capa de uma revistaVogue. Aos 106 anos, a mulher oriunda das Filipinas teve direito ao destaque por manter viva a "arte milenar dobatok".

Redes Sociais / @voguephilippines

Falamos uma técnica tradicional que consiste na execução de tatuagens utilizando um espinho e um vara de bambu que é mergulhado em corantes naturais e posteriormente espetado na pele.

De acordo com a publicação daVogueFilipinas, Apo Whang-Od começou a tatuar com apenas 16 anos e é agora descrita na como "a últimamambabatokda sua geração".

Foi responsável por desenhar símbolos de "força, bravura e beleza" na pele de "milhares de pessoas que fizeram peregrinações até à aldeia de Buscalan". Nos últimos anos há cada vez mais turistas atraídos por este tipo de arte e jovens interessados em aprendê-la.

Apo Whang-Od conseguiu não só ser a mulher mais velha a entrar numa capa da revista de moda, mas tornou-se também uma das poucas mulheres indígenas a ter tal destaque. Para a equipa que esteve por trás da capa, a centenária representa "os ideais do conceito de belo para a comunidade e cultura filipina".

Anteriormente, era a atriz Judi Dench que tinha o título, depois de ser capa da Vogue Reino Unido aos 85 anos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela