Secções
Entrar

O que defendem os Agostinos da ordem do Papa Leão XIV?

Sofia Parissi 10 de maio de 2025 às 10:00

A ordem é conhecida pela aproximação aos pobres e pela vida em comunidade. Foi fundada no século XIII, com a Bula "Incumbit nobis", do Papa Inocêncio IV (1195-1254).

A Ordem de Santo Agostinho, à qual o Papa Leão XIV pertence desde 1977, foi fundada em 1244 com a Bula "Incumbit nobis", do Papa Inocêncio IV (1195-1254), que juntou várias comunidades eremitas do centro de Itália, pedindo-lhes que adotassem a Regra de Santo Agostinho. Em 1256, o papa Alexandre IV voltou a impulsá-la, através da bula "Licet Ecclesiae catholicae". Apesar de Leão XIV ser o primeiro Papa da Ordem, outros seis pertenciam à família agostina, o último dos quais, Eugénio IV (1431–1447).

AP Photo/Alessandra Tarantino

Os membros da ordem são chamados de frades agostinianos ou agostinos e conhecidos pela aproximação aos pobres, pela vida em comunidade e por viverem apenas de doações, em voto de pobreza e obediência. Sob o lema "Uma só alma e um só coração para Deus", a ordem de frades medicantes segue a linha de pensamento de Aurélio Agostinho de Hipona (354-430), conhecido como Santo Agostinho. Viveu no século IV e foi um dos primeiros teólogos do cristianismo.

De acordo com o Anuário Católico, a ordem tem como missão "fomentar a experiência de Deus dedicando-se ao estudo e à vida interior, à vida apostólica segundo as necessidades da Igreja e à dedicação ao trabalho (manual ou intelectual) para o bem da comunidade".

De acordo com o site oficial, tem presença em cerca de 50 países e a pregação, a educação e o trabalho missionário são algumas das atividades a que os frades agostinianos se dedicam. 

Leão XIV tornou-se no terceiro Papa a pertencer a esta ordem. "Sou um filho de Santo Agostinho, um agostiniano", disse durante a sua apresentação na varanda da Basílica de São Pedro. Em Portugal, a ordem foi expulsa em 1834, e regressou em 1974.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela