Secções
Entrar

Covid-19: Vaticano permite celebração de quatro missas diárias no Natal, Ano Novo e Dia de Reis

17 de dezembro de 2020 às 13:28

Em países como a Itália os bispos permitiram que fossem antecipadas as missas do Galo, no dia 24 de dezembro, tradicionalmente celebradas à meia-noite.

O Vaticano permitirá a celebração de quatro missas diárias, nos dias de Natal, Ano Novo e Dia de Reis, para facilitar a participação dos fiéis e o respeito pelas regras de distanciamento devido à pandemia.

Num decreto publicado hoje pela Congregação para o Culto Divino, assinado pelo cardeal Robert Sarah, é explicado que perante a situação desencadeada pela pandemia é concedido "aos padres residentes nas suas dioceses, desde que considerem necessário, em benefício dos fiéis, permitir este ano, durante o período do Natal, celebrar quatro missas diárias no dia de Natal (25 de dezembro), no Dia de Maria Santíssima Mãe de Deus (1 de janeiro) e no Dia de Reis (6 de janeiro)".

De acordo com o Código de Direito Canónico, em caso de falta de sacerdotes, o bispo "pode conceder aos sacerdotes, por justa causa, que celebrem duas vezes ao dia e também, se a necessidade pastoral o exigir, três vezes aos domingos e feriados".

Com o decreto de hoje, as missas que um sacerdote pode oficiar nos dias mais importantes para a Igreja são estendidas de três para quatro.

Atualmente, em países como a Itália os bispos permitiram que fossem antecipadas as missas do Galo, no dia 24 de dezembro, tradicionalmente celebradas à meia-noite, para poder respeitar o recolher obrigatório devido à pandemia, que começa às 22:00.

Também o Papa Francisco se adaptou e a missa do Galo na Basílica de São Pedro será às 19:30 (18:30 em Lisboa) pelo mesmo motivo.

Além disso, foi confirmado hoje pela publicação do calendário dos eventos deste mês, que a participação nas comemorações deste período de nascimento "será muito limitada, com fiéis identificados segundo os métodos utilizados nos últimos meses, no cumprimento das medidas de proteção e sujeito a alterações devido à situação".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.636.687 mortos resultantes de mais de 73,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.815 pessoas dos 358.296 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela