Sábado – Pense por si

António Maçanita dá lições de enologia criativa do Alentejo aos Açores

Rita Bertrand 17 de dezembro de 2020 às 13:00

O que faz um Castelão longe da Arrábida? O Moreto pode ter estrutura? A que sabe um Alfrocheiro sem misturas? E um Arinto do Pico? Beber os vinhos deste enólogo é estar sempre a aprender

São propostas originais, que outros não ousam, seja por falta de matéria-prima ou receio de desagradar. António Maçanita, porém, tem onde ir buscar uvas raras excelentes e não hesita em pôr em prática as suas ideias audazes - e no mercado, em garrafeiras, restaurantes selecionados e na sua loja online, que por estes dias dispõe de packs não só de Natal, a partir de €20, mas também beneficentes, com metade dos lucros a reverter para o combate à Covid-19, via Cruz Vermelha. Além disso, "embrulha-as" com dose idêntica de criatividade: tanto os nomes de muitos dos vinhos, como os respetivos rótulos, têm um toque de irreverência.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.