Secções
Entrar

Australiana que serviu cogumelos mortíferos em almoço de família acusada de assassinato

Luana Augusto 02 de novembro de 2023 às 16:48

Erin Patterson foi detida na manhã desta quinta-feira. Espera-se que a australiana de 49 anos compareça sexta-feira em tribunal.

Em julho, um almoço de família acabou em tragédia, depois que a ingestão de umbife Wellingtoncom cogumelos provocou amorte de três convidados, na Austrália. Na altura a anfitriã garantiu que se tratou de um acidente, e que não sabia que os fungos seriam venenosos. Agora, quatro meses depois, Erin Patterson foi acusada de três assassinatos e cinco tentativas de homicídio.

X

A australiana foi detida na manhã desta quinta-feira, depois de as autoridades terem passado o dia a revistar a sua casa, a cerca de 112 quilómetros de Melbourne. De acordo com a imprensa local, durante a tarde a mulher foi ainda inquirida pela polícia durante cinco horas.

Erin abandonou a esquadra por volta das 20h15 locais (9h15 de Lisboa). Já a sua advogada, Ophelia Hollway, deixou a esquadra por volta das 19h20 e aos jornalistas recusou-se a prestar qualquer declaração. Sabe-se que para sexta-feira está previsto que Erin marque presença no Tribunal de Latrobe Valley, em Morwell.

Não só a australiana foi constituída arguida pelo assassinato dos seus antigos sogros Gail e Don Patterson, de 70 anos, e a irmã de Gail, Heather Wilkinson, de 66, como também foi acusada de tentativa de homicídio no âmbito de três casos distintos, que ocorreram no estado de Victoria, entre 2021 e 2022.

Ian Wilkinson foi assim o único convidado que sobreviveua este trágico convívio, mas mesmo assim, o homem de 68 anos, passou quase dois meses no hospital a receber diversos tratamentos.

X


Simon Patterson, o ex-marido de Erin também era suposto ter participado no convívio de família, mas acabou a cancelar em cima da hora. Porém, em 2022 já tinha estado bastante doente devido àquilo a que descreveu como "graves problemas intestinais".

Erin sempre foi apontada como suspeita neste caso, já que além de ter confecionado a refeição foi a única que saiu ilesa da mesma, juntamente com os seus dois filhos, que alegadamente não gostavam de cogumelos. No entanto, num depoimento prestado à polícia em agosto, a australianadeclarou-se inocentee garantiu que havia comprado os cogumelos num supermercado asiático.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela