Sábado – Pense por si

Mirabilis: dez anos de um grande Douro

Filipa Vaz Teixeira 26 de abril de 2021 às 14:00

Quando surgiu ninguém o entendia. 10 anos volvidos, o Mirabilis já não provoca esgares desconfiados e vem confirmar que o Douro também é uma região de precisão.

"O Mirabilis era tudo ao contrário". As palavras são proferidas, com uma descontração séria, por Luísa Amorim no jantar que assinalou os 10 anos de um dos vinhos mais icónicos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, o Mirabilis. A desfilar pelas mesas do restaurante de slow food Terraçu’s, inserido na agora quinta membro da Relais & Châteaux, estão as colheitas "maravilhosas" de 2019. São elas que marcam uma década de uma aventura pouco convencional, à data em que foi lançada, em 2011, mas que hoje vem confirmar o imenso potencial que Luísa, a viticultora Ana Mota e o enólogo Jorge Alves (que se juntou a esta história a partir da colheita de 2012) lhe adivinharam desde o primeiro momento. "São dez anos de trabalho que valeram imenso a pena".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.