Sábado – Pense por si

Da Quinta às Caves da Cockburn's

Rita Bertrand 27 de março de 2018 às 09:00

A família Symington está apostada em divulgar as suas jóias. Agora tem passeios guiados pelas suas vinhas no Douro e novas provas em Gaia

Já provou um vinho do Porto Tawny com 40 anos? Agora é fácil, com a nova prova ao dispor dos visitantes das Caves da Cockburn's, da família Symington, em Vila Nova de Gaia: uma selecção transversal de quatro tawnies de idade da marca. Vale a pena visitar estas caves - renovadas em 2017 e (com as suas 6.518 pipas de vinho do Porto em estágio, além do equivalente a 10.056 pipas em balseiros) consideradas as maiores da zona histórica de Gaia - para provar o Cockburn's 10 Year Old Tawny, o Cockburn's 20 Year Old Tawny, o Dow's 30 Year Old Tawny e o Graham's 40 Year Old Tawny. Isto acontece num espaço exclusivo, a sala John Smithes, que deve o nome a um brilhante provador e grande amante do Douro, além de pioneiro na pesquisa das castas autóctones da região. Contudo, como nem todos os enófilos podem despender os €45 que custa, há outras cinco provas, a decorrer no lodge das Caves, incluídas na visita guiada ao espaço (que inclui um museu com uma colecção de aguarelas do século XIX, do Barão de Forrester e uma tanoaria, única ainda a operar na zona), por €12.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.