NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Esta semana vamos conhecer uma cidade universitária com duendes revolucionários, ilhas, pontes e uma praça no centro histórico que parece tirada de um filme. É no sábado de manhã, na CMTV.
Wroclaw é Breslávia em português. E é o próximo destino a descobrir com a equipa da SÁBADO Viajante. O programa estreia no próximo sábado de manhã na CMTV e vai levar-nos a esta cidade polaca repleta de surpresas. É um dos centros universitários mais pujantes da Polónia, com cerca de 100 mil estudantes e uma história onde figuram nove Prémios Nobel saídos desta instituição.
Outra visita obrigatória é o Panorama Raclawice, uma pintura com 115 metros de comprimento e 15 de altura que retrata a batalha ocorrida entre polacos e russos em 1794. A cidade foi gravemente afetada pela II Guerra Mundial (90% da indústria e 70% da área residencial destruídas), mas hoje é um importante centro cultural e científico, com o turismo a ganhar cada vez mais espaço. Museus, teatros, parques, jardim zoológico e igrejas servem de chamariz, sem esquecer os duendes. Tudo começou como um protesto pró-democracia na segunda metade do século XX, até os pequenos serem se terem tornado imagem de marca desta cidade à beira do rio Odra, que já foi alemã e checa.
A carregar o vídeo ...
Vamos conhecer o centro histórico, a Praça do Mercado, uma das maiores da Europa, os edifícios góticos, a igreja de Santa Isabel (a mais alta de Wroclaw), a Catedral do século XIII e o Parque Szczytnicki, entre outros motivos de interesse.
Na SÁBADO Viajante sabemos para onde vamos, venha daí connosco todas as semanas na CMTV, todos os dias em sabado.pt/viajante ou nas bancas com a edição em papel da sua revista de viagens. Este mês, com a Tailândia em destaque.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os objectivos de Bruxelas de reduzir em 60% até 2050 as emissões de gases com efeito de estufa da indústria aérea surgem como cada vez menos realistas.
Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.
Os resultados do “clube do coração” têm mais peso no quotidiano de milhões de portugueses do que as decisões políticas que, na realidade, moldam o seu futuro. Esta obsessão transforma-se em anestesia.