Continuamos em Espanha para falar de azeite, barro, gastronomia, céus estrelados e um hotel boutique no meio do montado. Mesmo aqui ao lado. Estreia no próximo sábado de manhã na CMTV.
Neste segundo episódio em busca dos Tesouros Ocultos e dos Pueblos de Luz da Extremadura espanhola, começamos por saber o que se passa com o azeite. O produto é tão popular e inflacionado nestes dias, que fomos a Fuente del Maestre conversar com Paco Obreo, proprietário de uma empresa da área em terra de olival. E ficámos a saber mais.
A carregar o vídeo ...
O mesmo se passou em Salvatierra de los Barros, conhecida pela cerâmica. Fomos conhecer Cayetano Perez, oleiro de profissão e coração, com mais de 50 anos de experiência nesta arte. E houve tempo para meter as mãos na massa, ou melhor, no barro. Já refeitos da falta de jeito, fomos visitar o Museu da Olaria, espaço que guarda as memórias desta tradição de Salvatierra.
Nesta viagem pela Extremadura, vamos visitar três Pueblos de Luz, que começaram a ser construídos durante a década de 50 do século XX, como forma de alojar quem veio trabalhar nas novas terras de regadio da região. Mais do que uma inovação em termos de arquitetura e urbanismo, modificou ajudaram a mudar a paisagem de Espanha.
Como já vem sendo hábito em todas as viagens, teremos ainda tempo para um hotel de excepção: o Desconecta2, boutique hotel no montado que convida à tranquilidade, mas também à gastronomia de qualidade, com o chef Jesus Magallanes.
E para terminar, quando a noite cair, vamos ter a surpresa de ver o céu com quem sabe do assunto. Victor Guareño leva-nos à Lua, a Marte, Vénus e às estrelas e constelações com a sua equipa de turismo de observação astronómica.
Este e os outros episódios da SÁBADO Viajante estão disponíveis todos os sábados na CMTV e a qualquer momento em sabado.pt/viajante. Sabemos para onde vamos, venha daí connosco.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.