Sábado – Pense por si

Todos os navios que estavam em espera no Canal do Suez já fizeram travessia

O Ever Given esteve quase uma semana atravessado no Canal do Suez, impedindo a circulação na via, tendo sido desencalhado na segunda-feira.

Todos os navios que estavam em espera no Canal do Suez, na sequência do bloqueio criado pelo encalhe do porta-contentores Ever Given, já fizeram a travessia, de acordo com a autoridade do canal.

"O presidente da SCA [Autoridade do Canal do Suez], Ossama Rabie, anunciou hoje que todos os navios que esperavam no canal desde o encalhe do porta-contentores Ever Given tinham cruzado" o istmo de Suez, de acordo com um comunicado da autoridade.

O Ever Given esteve quase uma semana atravessado no Canal do Suez, impedindo a circulação na via, tendo sido desencalhado na segunda-feira.

Nesse dia, Ossama Rabie estimou que "três dias ou três dias e meio" seria o prazo necessário para se restabelecer a navegação marítima, mas, na quarta-feira, estendeu o prazo por mais um ou dois dias, até sexta-feira ou sábado.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.