
Canal do Suez anuncia receita recorde apesar de bloqueio do Ever Given
Receita conseguida em 2020-2021 foi a maior da história do canal, representando um aumento de 2,2% em relação ao ano anterior.
Receita conseguida em 2020-2021 foi a maior da história do canal, representando um aumento de 2,2% em relação ao ano anterior.
Desde 29 de março, quando foi desencalhado, que o navio se encontra retido no Grande Lago Amargo do Canal, mas o princípio de acordo permitirá a libertação da embarcação e da mercadoria que transporta.
Disputa centra-se na compensação que a Autoridade do Canal do Suez está a pedir pelo resgate do navio "Ever Given", que encalhou em março, bloqueando o trânsito marítimo durante seis dias.
Autoridades tentam compensação de 752 milhões de euros por paragem de uma semana na circulação do canal.
Navio, de 400 metros e com uma capacidade de 200.000 toneladas, bloqueou a circulação no Canal do Suez durante seis dias.
Com uma pequena retroescavadora, foi o primeiro a chegar ao canal para desencalhar o porta-contentores Ever Given. Trabalhou 21 horas por dia, durante cinco dias, mas não recebeu qualquer reconhecimento para lá dos memes nas redes sociais.
O Ever Given esteve quase uma semana atravessado no Canal do Suez, impedindo a circulação na via, tendo sido desencalhado na segunda-feira.
Egito. O impacto negativo na Economia será de 8,5 mil milhões de euros. O bloqueio do Canal do Suez mostrou, mais uma vez, as fragilidades de uma das vias marítimas mais disputadas da história - e uma rota fulcral do comércio internacional.
Egito perdeu entre 12 mil milhões e 15 mil milhões de dólares por dia com o fecho do canal, que foi utilizado por cerca de 19 mil navios em 2020.
Navio que bloqueava o canal há seis dias já está desencalhado e a circular o canal.
"Hoje começamos o nosso plano para que todos os navios passem o Canal", disse Mohab Mamish, assessor do presidente do Egito para o Canal do Suez, afirmando que pode demorar uma semana até que todos os navios atualmente parados consigam atravessar o Canal.
Autoridades garantem que "a proa do navio ainda está afundada na margem do canal", mas adiantam que houve um "ligeiro movimento lateral".
O navio, do tamanho de um arranha-céus, atravessou-se no Canal do Suez, no Egito, na noite de terça para quarta-feira. Ventos fortes e tempestade de areia foram apontados como causas, mas autoridades egípcias avançam que "outros erros, humanos ou técnicos, poderão ter entrado em jogo".
O navio, do tamanho de um arranha-céus, atravessou-se no Canal do Suez, no Egito, devido a fortes ventos e uma tempestade de areia, na noite de terça para quarta-feira.
"Tripulante foi das profissões mais castigadas ao longo da pandemia", afirma diretor executivo da Agepor – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal. Sem Suez, resta o Cabo da Boa Esperança para os navios.
Pelo menos 237 navios, incluindo 24 petroleiros e 41 porta-contentores continuam a aguardar a possibilidade de cruzar o Canal, por onde circula mais de 10% do comércio marítimo mundial e 25% dos contentores, indicou a Lloyd's List.