Sábado – Pense por si

Todos os mergulhadores estão fora da gruta na Tailândia

A confirmação foi dada pela equipa de elite da Marinha tailandesa.

Os quatro mergulhadores (um deles, um médico) que ainda estavam dentro da gruta de Tham Luang, na Tailândia, já saíram. A confirmação foi dada pela Marinha no Facebook e depois foi partilhada uma imagem dos quatro heróis, que estiveram junto das crianças durante vários dias. 

Os quatro mergulhadores ajudaram as crianças a sair da gruta e eram os últimos elementos da equipa de resgate que ainda se mantinham dentro do local. Demoraram cerca de duas horas e 40 minutos a sair do complexo de cavernas, depois de ter sido anunciado o salvamento com sucesso das quatro crianças e do treinador retirados hoje.

A sua saída do local já foi confirmada por Narongsak Osottanakorn, que chefiou as operações de resgate. 

Os 12 rapazes e o treinador foram explorar a gruta depois de um jogo de futebol no dia 23 de Junho.

Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem. O acesso ao local onde ficaram encurralados só é possível via mergulho, através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.