NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Marcado para as 14h, o protesto convocado pelo Stop pretende "assinalar a degradação das condições na escola pública" e reafirmar a luta dos docentes e não docentes.
Professores e trabalhadores não docentes terminam hoje uma semana de greve nas escolas com uma manifestação em Lisboa, desde a presidência do Conselho de Ministros até à Assembleia da República.
STOP - Professores
Marcado para as 14:00, o protesto convocado pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) pretende "assinalar a degradação das condições na escola pública" e reafirmar a luta dos docentes e não docentes.
A manifestação assinala também o fim de uma semana de greve pela recuperação do tempo de serviço e contra o que o sindicato diz serem várias injustiças no setor.
Foi a primeira greve com impacto nas aulas do ano letivo 2023/2024, em que os profissionais prometem manter a contestação do ano passado até verem as suas reivindicações respondidas.
Ao longo da semana, a paralisação causou alguns constrangimentos, levando ao encerramento pontual de algumas escolas, mas sem o impacto de muitas das greves no ano letivo anterior.
Na segunda-feira, em declarações à agência Lusa, o coordenador do Stop, André Pestana admitiu a baixa adesão em escolas de Lisboa e do Porto, onde a esmagadora maioria das escolas esteve aberta, porque "a maior parte das pessoas que adere não é do centro das grandes cidades".
Os professores continuam a reivindicar a recuperação dos seis anos, seis meses e 23 dias de tempo de serviço congelado, contestando também um conjunto de outras injustiças sentidas por docentes e não docentes.
O Stop refere também os docentes prejudicados pelas regras do regime de mobilidade por doença e as condições dos professores em regime de monodocência, do primeiro ciclo.
Por outro lado, o sindicato sublinha a falta de assistentes técnicos e operacionais nas escolas e as condições de trabalho precárias dos existentes.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro