Sábado – Pense por si

Terceiro sismo de magnitude 4,6 sentido no centro de Itália

Os abalos aconteceram na região de Marcas. Pessoas afectadas já pediram ao primeiro-ministro que não as deixe em abrigos temporários por vários dias

Um terceiro sismo, de magnitude 4,6, foi sentido na quarta-feira à noite no centro de Itália, após outros dois, de 5,4 e 5,9, terem causado um ferido, deslizamentos de terras e a evacuação de algumas zonas.

A réplica aconteceu pelas 23:42 (22:42 em Lisboa) de quarta-feira na região de Marcas, no centro do país, a mesma zona onde durante a tarde se tinham sentido os outros dois sismos, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália.

Além destes sismos, a zona, de forte actividade sísmica, está a produzir réplicas contínuas, como aconteceu a 24 de Agosto, quando um abalo de magnitude 6 matou 297 pessoas.

A Protecção Civil tenta agora garantir locais seguros para as pessoas que tiveram de ser deslocadas.

Centenas de pessoas das zonas mais afectadas da região estão a passar a noite fora de casa e já apelaram ao Governo de Matteo Renzi que não as deixe em abrigos temporários por vários dias.

Além dos albergues e centros instalados pela Protecção Civil, muitas pessoas permaneceram em tendas ou nos seus veículos, longe das zonas de risco.

Quando, em Agosto, o sismo de magnitude 6 atingiu as localidades de Amatrice, Accumoli e Arquata del Tronto, milhares de pessoas permaneceram em acampamentos temporários enquanto esperavam para serem realojadas.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.