Sábado – Pense por si

Sobe para sete o número de vítimas mortais do mau tempo em Espanha

O corpo de um holandês de 66 anos que desapareceu no domingo durante as inundações no sudeste de Espanha foi encontrado sem vida.

O corpo de um holandês de 66 anos que desapareceu no domingo durante as inundações no sudeste de Espanha foi esta terça-feira encontrado sem vida, o que eleva para sete o número de mortes devido ao mau tempo.

"O corpo de um cidadão holandês desaparecido foi encontrado", disse um porta-voz da autarquia de Alicante, a província mais afetada pelas inundações.

Os serviços de emergência espanhóis estavam à procura do cidadão holandês desde domingo, quando foi levado pela água num canal no município de Dolores.

O corpo foi encontrado na aldeia de San Fulgencio, "a seis quilómetros de onde tinha desaparecido", segundo a mesma fonte.

Com esta nova vítima, o número de mortos das inundações que atingiram o sudeste de Espanha desde quarta-feira até domingo eleva-se para sete.

As chuvas torrenciais obrigaram a retirar de suas casas milhares de pessoas, isolaram aldeias inteiras e cortaram estradas e caminhos-de-ferro.

As regiões mais afetadas foram Valência, onde se situa a província de Alicante, e Múrcia (sudeste), enquanto a Andaluzia (sul), Castela-Mancha e Madrid (centro) foram menos afetadas.

No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.