NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular alertou que cerca de seis mil crianças que frequentam creches privadas gratuitamente estão em risco de perder esse direito.
O Instituto da Segurança Social esclareceu hoje que o pagamento às instituições privadas da atualização dos valores por criança no âmbito do programa Creche Feliz será feito em fevereiro, com retroativos a janeiro de 2023.
"Por motivos técnicos, o pagamento da atualização devida de janeiro a agosto de 2023 ao setor privado será efetuado no mês de fevereiro", disse o Instituto da Segurança Social (ISS), em resposta à agência Lusa.
O esclarecimento surge depois de a Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP) ter alertado que cerca de seis mil crianças que frequentam creches privadas gratuitamente estão em risco de perder esse direito, porque as verbas atribuídas não foram atualizadas e os estabelecimentos admitem ter de abandonar o programa Creche Feliz.
De acordo com a associação, o Governo atualizou os valores a pagar por criança no ano passado, com efeitos retroativos a janeiro para o setor social e solidário mas apenas a setembro para as creches privadas.
Sem esclarecer os motivos técnicos, o ISS assegura que essa diferença será corrigida no próximo mês.
As instituições privadas dizem também não estar a receber os complementos previstos no regulamento do programa para os estabelecimentos que estão abertos mais de onze horas por dia ou ao sábado.
O ISS refere que "não há lugar a apoios financeiros adicionais às creches aderentes por parte da Segurança Social, independentemente da natureza da rede".
Assegura ainda que "têm sido mantidos contactos regulares com a ACPEEP para permanente avaliação e monitorização da medida".
No final do ano passado, mais de 89 mil crianças beneficiavam da gratuitidade da creche. O valor pago por criança é igual para as redes solidária, pública e privada, sendo pago diretamente à creche.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.