O PS quer a comissão de Cultura a visitar a mostra de Mapplethorpe e ouvir administração de Serralves sobre polémica em torno de demissão de director João Ribas.
O grupo parlamentar do PS vai propor à comissão de Cultura uma visita à exposição do fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe, e uma reunião com a administração da Fundação de Serralves, disse esta segunda-feira à agência Lusa a deputada Carla Sousa.
Segundo a deputada, coordenadora dos socialistas na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, o requerimento vai ser apresentado na terça-feira. "O que nos parece importante é visitar e conhecer as fotografias, os espaços expositivos e saber do que estamos a falar. Também pretendemos ver uma sala que, tanto quanto sabemos, já não é visitável apenas por maiores de 18 anos, já que pode ser visitada por menores, desde que acompanhados por adultos", precisou à Lusa a deputada Carla Sousa.
Conhecer a exposição, o percurso expositivo, a sinalética e ouvir a administração da Fundação de Serralves, uma vez que o Bloco de Esquerda propôs a audição do director do museu no parlamento, são também objectivos da proposta, disse.
O jornal Público noticiou no sábado que o director do Museu de Serralves pediu a demissão de funções na sexta-feira, depois de a administração da Fundação ter limitado a maiores de 18 anos parte da exposição do fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe por conter obras com conteúdo sexualmente explícito.
O próprio director artístico, que também é curador da mostra, tinha dito anteriormente que nesta retrospectiva não haveria "censura, obras tapadas, salas especiais ou qualquer tipo de restrição a visitantes de acordo com a faixa etária", recorda o Público.
A exposição, com fotografias de nus, flores, retratos de artistas como Patti Smith ou Iggy Pop e imagens de cariz sexual foi inaugurada na quinta-feira passada em Serralves, no Porto. No sábado, o Bloco de Esquerda pediu a audição, no parlamento, de João Ribas, após a administração ter alegadamente limitado a maiores de 18 anos uma parte da exposição do fotógrafo Robert Mapplethorpe.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."