Sábado – Pense por si

Polícia proíbe a entrada de 21 adeptos nos estádios nacionais

11 de abril de 2017 às 17:00
As mais lidas

PSP divide adeptos entre de risco e não risco, classificação que usa para definir os policiamentos dos jogos

Um total de 21 adeptos estão proibidos em Portugal de entrar em estádios de futebol, revelou à agência Lusa a Polícia de Segurança Pública.

Segundo a PSP, até ao dia 4 de Abril, existiam "21 interdições de acesso a recintos desportivos activos".

Na resposta enviada à Lusa, a PSP explica que os adeptos são classificados de risco e de não risco, permitindo esta diferente classificação que as forças de segurança adequem a sua actuação e adaptem os seus policiamentos para que os jogos de futebol se realizem em segurança.

A PSP não avança quantos adeptos estão sinalizados, nem como é feita a sua monitorização, justificando com "procedimentos operacionais" e com "matéria classificada", pelo que não deve ser difundida para entidades externas à PSP.

No entanto, a PSP adianta que tem unidades especialidades no acompanhamento de eventos desportivos, as Unidades de Informação Desportivas, cujos elementos - spotters - têm formação e experiência no acompanhamento de adeptos.

Esta força de segurança indica ainda que está sediado na PSP o Ponto Nacional de Informação sobre Futebol (PNIF) português, que funciona como "contacto directo e central para o intercâmbio das informações necessárias às operações de segurança dos eventos desportivos", além de ser "responsável pela monitorização do fenómeno da violência associada ao desporto".

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.