Sábado – Pense por si

Polícia brasileira prende suspeito de homicídio de Marielle Franco

A polícia do Rio de Janeiro prendeu um ex-polícia militar suspeito de estar no carro que transportava o assassino da vereadora Marielle Franco.

A polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu esta terça-feira o ex-polícia militar Renato Nascimento Santos, suspeito de estar no carro que transportava o assassino da vereadora e activista dos direitos humanos Marielle Franco.

A informação foi veiculada pelo portal de notícias G1 e acrescenta que o antigo polícia militar é apontado como integrante da milícia de Orlando Curicica, suspeito de ser o mandante da morte de Marielle Franco e do seu motorista, Anderson Gomes.

Orlando Curicica, que está preso, diz ser inocente e afirma que foi forçado a assumir a autoria do crime.

Marielle Franco foi morta numa acção com características de execução a 14 de março, na cidade brasileira do Rio de Janeiro, após sair de um evento com mulheres negras. A activista foi alvejada dentro do carro com diversos disparos que também atingiram o motorista Anderson Gomes.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.