Sábado – Pense por si

Pedro Proença eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol

Fernando Gomes, de 72 anos, deixa a presidência da FPF após três mandatos desde a sua primeira eleição, em dezembro de 2011 .

Pedro Proença vai presidir à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no quadriénio 2024-2028, transitando da liderança da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), tal como o antecessor Fernando Gomes, ao bater Nuno Lobo nas eleições de hoje.

Pedro Proença
Pedro Proença José Reis / Movephoto

Pedro Proença recolheu 62 votos entre os 84 delegados que votaram na Assembleia Geral eleitoral do organismo que rege o futebol nacional, contra 21 de Nuno Lobo, que presidiu nos últimos 13 anos à Associação de Futebol de Lisboa, tendo havido também um voto em branco, segundo o presidente da Assembleia Geral da FPF, José Luís Arnaut

O antigo árbitro, de 54 anos, formado em gestão, deverá renunciar ao cargo de presidente da LPFP, para o qual foi eleito pela primeira vez em 2014 e cumpria o terceiro mandato até 2027, até segunda-feira, véspera da cerimónia de posse dos novos órgãos sociais da FPF.

Fernando Gomes, de 72 anos, deixa a presidência da FPF após três mandatos desde a sua primeira eleição, em 10 de dezembro de 2011 -- foi empossado uma semana depois, no dia 17.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.