Isaltino Morais pede "sentido de responsabilidade cívica aos munícipes" e que sejam "escrupulosamente cumpridas" as orientações definidas pelas autoridades sanitárias.
O passeio marítimo de Oeiras e os espaços públicos ao ar livre, como o Parque Urbano do Complexo Desportivo do Jamor e jardins, reabrem a partir das 07:00 de sábado, anunciou hoje a autarquia.
Em comunicado divulgado ao início da noite de hoje, a Câmara Municipal de Oeiras (Lisboa) refere que o presidente, Isaltino Morais, autorizou, em despacho, a reabertura do "passeio marítimo, Parque Urbano do Complexo Desportivo do Jamor, parques e jardins, espaços verdes, espaços verdes de lazer e similares".
A medida "entra em vigor a partir das 07:00 de amanhã [sábado]", lê-se na nota.
Contudo, a autarquia adverte que a decisão pode "ser revertida a qualquer momento", na eventualidade de se verificarem "aglomerados excessivos" nestes locais e que coloquem em causa a contenção da pandemia de covid-19.
Por isso, Isaltino Morais pede "sentido de responsabilidade cívica aos munícipes" e que sejam "escrupulosamente cumpridas" as orientações definidas pelas autoridades sanitárias.
O passeio marítimo, o Parque Urbano do Complexo Desportivo do Jamor e os parques e espaços verdes e de lazer que são vedados estavam encerrados desde 20 de janeiro, devido à pandemia de covid-19.
Nessa altura, a Câmara de Oeiras decidiu também interditar o acesso às praias e areais e a utilização de todos os parques infantis, equipamentos para a prática desportiva e outros similares, em espaço público.
Posteriormente, em 19 de fevereiro, a autarquia autorizou a prática de 'surf' nas quatro praias do concelho de Oeiras (Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias), desde que fosse feita a título individual.
Contudo, o acesso ao passeio marítimo e praias continuou interdito para as restantes atividades.
Na quinta-feira, primeiro-ministro, António Costa, anunciou um plano de reabertura "a conta-gotas", considerando que neste momento se pode falar "com segurança" de uma "reabertura progressiva da sociedade".
O comércio local de bens não essenciais e as atividades de cabeleireiro e similares vão reabrir ao público na segunda-feira, assim como as creches, o pré-escolar e o 1.º ciclo.
Os restantes níveis de ensino e outras atividades vão reabrir gradualmente até maio.
Contudo, António Costa advertiu que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os "120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias" ou sempre que o índice de transmissibilidade ultrapasse o 1.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.630.768 mortos no mundo, resultantes de mais de 118,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 16.650 pessoas dos 813.152 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Passeio marítimo de Oeiras e espaços públicos ao ar livre reabrem no sábado
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.