Sábado – Pense por si

Oito pessoas morrem em incêndio em Paris

Fogo pode ter tido origem criminosa. Quatro pessoas estão em estado crítico. Duas crianças morreram

Um incêndio num prédio de habitação causou oito mortos, incluindo duas crianças, num bairro no norte de Paris, disse a polícia à Agência France Presse (AFP).

O incêndio deflagrou às 04h30 (03h30 em Lisboa) no 18.º bairro de Paris e foi combatido por mais de 100 bombeiros, tendo sido declarado dominado por volta das 07h30 (06h30).

As oito vítimas mortais incluem duas pessoas que se atiraram das janelas para tentar escapar ao fogo, segundo a polícia. Uma fonte próxima da investigação disse que há duas crianças entre as vítimas.

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, disse no local que além dos oito mortos havia quatro pessoas em estado crítico.

"É demasiado cedo para determinar as causas desta tragédia", disse.

As autoridades encarregadas da investigação não excluem a possibilidade de o fogo ter tido origem criminosa.

O incêndio começou no rés-do-chão e propagou-se através das escadas.

A presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, disse que 15 prédios na zona foram afectados pelo incêndio.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.