Sábado – Pense por si

Obama promete defender valores e ideais dos EUA

21 de novembro de 2016 às 09:12
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

O Presidente dos EUA disse no domingo que o seu sucessor, Donald Trump, deve ter a oportunidade de formar equipa e definir políticas "sem ninguém se meter"

O Presidente dos EUA disse no domingo que o seu sucessor, Donald Trump, deve ter a oportunidade de formar equipa e definir políticas "sem ninguém se meter", mas prometeu falar se os valores e ideais do país forem ameaçados.

"Eu quero ser respeitoso e dar ao Presidente eleito uma oportunidade para pôr em marcha a sua plataforma e os seus argumentos sem ninguém se meter", afirmou Barack Obama.

O Presidente norte-americano ressalvou, contudo, que se forem colocadas em causa questões fundamentais sobre os valores e ideais dos Estados Unidos da América irá intervir: "Se eu achar que é necessário ou útil defender esses ideais então vou analisar [essas questões] quando surgirem", afirmou, numa conferência de imprensa no final da cimeira do Fórum para a Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), em Lima, no Peru.

"Temos de esperar e ver", frisou Obama, repetindo a mensagem que levou na sua visita à Grécia e à Alemanha.

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.